quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vieux-Port

Bom dia, :)

Hoje vou falar um pouquinho do Velho Porto, um dos pontos turísticos mais visitados de Montréal (se não for o mais). Ele foi fundamental para acelerar o desenvolvimento da cidade. A sua arquitetura é de estilo européia com ruas revestidas de paralelepípedos, é calma e tem até carroças (puxadas por uns cavalos enormes e fortes) pra mostrar as proximidades aos turistas. Pode-se também andar de pedalinho pos parques aquáticos. E eu fui conferir bem de pertinho com o Fernando e as crianças:)

O Vieux-Port (Velho Porto) de Montréal é um site muito bom. Fala de hotéis, albergues, restaurantes, tem um mapa dando as coordenadas dos principais pontos turísticos das proximidades do Vieux-Port, horário das linhas de ônibus, etc. Pra quem gosta de descobrir novidades, é um prato cheio.

Fotos do Vieux-Port

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Conhecendo Montréal

Parc Maisonneuve

Confesso que amei a cidade. Todos nós gostamos. Fizemos muitos passeios, principalmente pras crianças não se estressarem :)

Fomos conhecer o parque de Maisonneuve, que realmente é lindo, gigante e é cercado de muitas coisas interessantes, como o Olympic Park que foi construído para abrigar os Jogos Olímpicos de Verão de 1976. Clique aqui em Biodôme (écosystèmes des amériques) que recria a fauna e a flora da:

forêt tropicale humide
érablière des laurentides
golfe du saint-laurent
côtes du labrador
îles subantarctiques

Realmente o Biodôme é imperdível e quem vier aqui em Montréal TEM que ir lá pra conferir de pertinho.

O jardin botanique mostra ainda a beleza das lanternas no jardim chinês, com suas serpentes e seus dragões enormes, tem o insectarium que é um museu bem pequeno repleto de diversos insetos. Tem vários jardins de roseiras e tulipas gigantes, lindas.






Mudança. Que bom :)

Mudança do estúdio pro apto em Île-des-Soeurs

Boooommmmm diaaaaaaaaaaaa!!!

Hoje nos mudamos do hotel/loft onde passamos praticamente 3 meses, bem no centro de Montréal. Que dia feliz!

Encontrei na net um termo bem original e real do termo loft, achei o máximo. Eis: o Loft é a palavra em inglês usada para designar casa de latino pobre no estrangeiro.KKKKKKKKKK O loft é um "apertamento" ...sem divisorias, onde você lava os pratos, come, dorme e tudo mais na sala. Também é conhecido como "Quitinete" ou "Quarto-e-sala" na linguagem popular. Foi inventado no Japão. Não aguentei e tive que colocar aqui :)

Então, o hotel onde ficamos é na verdade uma quitinete mobiliada, com fogão elétrico 2 bocas, frigobar, cama, televisão, utensílios de cozinha, etc. Vale a pena porque você não precisa comprar nem um garfo na chegada, tem uma boa localização, a 5 minutos da estação de metrô Bérri-Uqàm e ao lado da própria Uqàm (Universidade de Montréal). Tem mercado IGA e dollarama perto, tudo que um imigrante recém-chegado precisa, apesar de o IGA ser um mercado meio carinho. Mas os produtos são de boa qualidade :).O dollarama também oferece produtos de boa qualidade, (é claro que os produtos dos mercados também são realmente de uma qualidade muito boa. Porém, mais caros). Pessoalmente, não gostei muito desse hotel não. O prédio é muito velho, o piso é velho, o banheiro é velho! Quando precisa fazer um reparo nos quartos, quem o faz é o próprio dono, e aliás, é ele e a esposa dele que gerenciam o pequeno hotel, que tem em torno de 25 suítes. As suítes tem tamanhos e preços variados :) e em comparação com os hotéis do centro da cidade, é bem mais em conta.
Não vou colocar o nome do hotel   aqui simplesmente porque não gostei dele! Se alguém que tiver no processo quiser pra verificar :) me avisa que eu mando um e-mail com o nome.

Agora, mudando de água pra vinho, a ilha onde alugamos um apartamento de 67 m2 (é pequeno), mas tudo de bom (é uma ilha fluvial do rio São Lourenço, ou Sain-Laurent, em francês). Se chama Île-des-Soeurs, tem 3.74 km de extensão e em torno de 16.000 habitantes. É super pequena, bem ao lado da ilha de Montréal. Tem muita área verde, apartamentos e casas residenciais e muita pista para ciclista. Imóveis destinados ao comércio são poucos e acho que, por isso, é bem calma. Levo o Fernandinho pra escola a pé, em torno de 10 minutos. Adorei.

Mapinha da ilha (é a menorzinha, escrito Verdun)


Fotos da ilha

















Beijos