sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Comprei uma empregada :)

Olá :)

Como?  Comprar uma empregada no Canadá? rsrs
Pois é. Comprei.  Pra quem não a conhece, vou apresentá-la: ela se chama Roomba, é baixinha e gordinha...fala vários idiomas...eficieeente que só... e o melhor: nunca discute comigo :) 
Quando eu dou uma ordem, ela executa sem reclamar. Simples assim. :)

Brincadeirinha, rs. Comprei um robô que aspira a casa sozinho. Que ajuda!!! Sem empregada, estudando o dia inteiro, com dois meninos que de tudo que comem cai um pouco no chão, tinha que varrer a casa todo dia. Tinha! Agora, é só passar um paninho de leve...e pronto. Não sai nem um pózinho. Bom demais.

Querem ver? Clique no link abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=fycc6U9Mi2E&feature=related


Abraços

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Equivalência de diplomas... continuação III

Salut :)

Então, como disse no post anterior que iria retornar após umas 2 semanas de curso (adaptação), aqui estou :)

Comecei o curso dia 12 de setembro. Começamos as aulas com um velho conhecido
da turma de enfermagem: POTTER. Isso mesmo. Só que, a versão québécoise do livro. Acreditam? Eles tem uma versão do POTTER adaptada para o contexto québécois!

Nessas primeiras 4 semanas, estamos vendo toda a parte de deontologia, processo de comunicação entre enfermeira e paciente, coleta de dados e coisas do gênero :)

Ah, nossa primeira semana foi sobre informática, para aprendermos a usar o sistema de informática do cégep.

Já tivemos duas provas. A nota mínima no final desse módulo (o curso é ministrado em módulos) é de 60% de aprendizado.

Gastos: 225,96 $ (taxa de inscrição no curso, pago nesse mês de setembro)
            602,95 $ (livros obrigatórios)
            140,50 $ (mais uma taxa do curso, para ser paga em janeiro)
               70,00$ (2 pares de uniformes)
                75,00 (um par de calçados)
                35,00 (um pequeno relógio, com um clipe, para grudar no bolso, pq não pode usar relógio de      pulso)
                75,00 $ (estetoscópio)

Esses valores são uma estimativa. Quem quiser um vrai littmann, bien sûr que vai pagar um pouquinho a mais :)

Temos duas opções de ajuda financeira. Uma, é do emploi Québec. O valor que você irá receber mensalmente é calculado com base nas informações que você fornece ao escritório do emploi Québec. Ele reembolsa todo material que você gastar e comprovar que foi comprado para o curso, guardando a notinha (tipo: caneta, lápis, caderno, pendrive, gasto com transporte, etc). A ajuda tem a duração do seu curso :)

Outra ajuda é o famoso prêts et bourses (oferecido pelo Ministério da Educação, do Lazer e do Esporte, daqui do Québec). Funciona assim: você marca seu "rendez-vous" com o pessoal (todos os cégeps e  universidades possuem escritório próprio dentro de suas instalações para você fazer a demanda), leva os documentos que eles pedirem e aguarda a resposta. O prêts (empréstimo) eu acho que você vai começar a  pagar seis meses após o término do curso (tempo para arrumar emprego :)). O bourses ("bolsa de estudo" você não precisa pagar. Ex: se você pegar um prêts et bourses de 10.000,00 dólares para um curso de um ano, você ganha em torno de 8.400,00 (que é a bolsa, você não precisa pagar) e paga em torno de 1.600,00 (que é o empréstimo). Bom, né? Foi esse que eu pedi.

Vantagens e desvantagens: a ajuda do emploi Québec gira em torno de 500,00 por mês mais reembolsos. Se você reprovar em um módulo, não fica desamparado, continua a receber a ajuda, mesmo que pouca. Já com o prêts et bourses, se reprovar, dançou :). Simples assim. Isso quer dizer que a  madame aqui não pode se dar ao luxo de reprovar não. Ha ha ha, quero só ver...

Mas comecei bem, já fiz algumas provinhas :)

Se eu tiver me enganado com alguma informação referente às ajudas financeiras, posto as correções daqui a uns dias.

Abraços