quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Prêts et bourses

Salut :)

Estava devendo um post sobre prêts et bourses pros interessados no assunto. Na verdade, é bem mais simples do que a gente pensa...


Dei entrada no prêts et bourses para dar uma ajudinha financeira por aqui, porque a coisa tá preta, rs 
O curso de adaptação é um processo que pra uns demora  mais, pra outros, menos. E, com o passar do tempo, o dindin começa a minguar, rs 
Então, falando sério, eu comecei o curso dia 12 de setembro e na mesma semana já marquei rendez-vous no bureau d'aide financière aux études. Primeiro, a gente faz o teste en ligne que aparece no site deles, esse aqui http://www.afe.gouv.qc.ca/, para fazer uma simulação de cálculo. No dia do rendez-vous, você já leva seus documentos, que ele pediu antes. É somente para isso (para entregar os documentos).
Mais ou menos uma semana depois você recebe no seu e-mail um aviso para procurar o bureau e pegar sua carta para ir ao banco. Daí, você vai ao banco (se você não tiver conta, é só abrir uma).
O detalhe é que vc tem que marcar um rendez-vous no banco antes de ir, porque aqui tem rendez-vous pra tudo!
E tem banco, como o Desjardin, que não aceita conta conjunta, tem que ser individual. O banco vai pedir de 1 a 2 semanas para dar uma resposta da parte do prêts (porque o bourses você já conseguiu, nessa etapa). Meu dinheiro entrou na conta dois dias depois.
De todas as pessoas do meu curso, o dinheiro entrou super rápido na conta. O processo é fácil e rápido. E toda ajuda é bem vinda :)

Abraços e boa sorte.

Museu de ciências de Montréal

Salut

A sumida e muito ocupada aqui (hehe) veio hoje contar que fomos ao Montréal Science Centre (hoje, dia 29/12, portanto, post quentinho :)) Eu sei, coisa difícil por aqui.

Então, o   museu de ciências de Montréal fica no Vieux Port e está com uma exposição temporária de dinossauros, que vai até 11 de março de 2012. Como meu filhinho de 6 anos a-do-ra dinossauros, fomos lá hoje, com a maior coragem, sim, porque com menos 16, haja coragem!!! E olha que estava frio! Daquele frio de doer os ossos do rosto.

Vou mostrar umas fotos que tirei...e um videozinho também :) As imagens não estão muito boas, a máquina não é das melhores (tem que botar a culpa em alguém, rs).


Rio São Lourenço congelado (Vieux Port)

Fer e os meninos
Eu e os meninos na entrada do museu









 Os meninos

 

Abraços

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Chegada do inverno

Salut :)

Teoricamente, o inverno só chega dia 21/12. Mas, como no Québec tudo é diferente :)  ainda não é inverno e já faz muito frio faz tempo.
Tivemos nossa primeira neve que foi dia 29/11. Acho que caiu entre 5 e 10 cm de neve (acho).  Ficou bonito, tudo branquinho, mas já acabou. Ainda bem, hehe. E espero que demore para voltar! Olha só, não que eu não tenha gostado...sabe...até gostei...mas...CARA...é looongo demaaaaais, rs

Fotinhas

 Enfermeiros colegas do curso de adaptação (da esq. p dir.: brasileira, marroquino, eu,  peruana)

Ottawa

 Abraços