quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Validação de diploma

Gente,

pensa numa coisa que dá dor de cabeça. Pensou? Agora multiplique por 10, 100...e por aí vai. Vou dar uma resumida.
No meu caso, estou fazendo a validação do meu diploma de enfermeira junto à OIIQ, que é a Ordem das Enfermeiras do Québec.

Mandei um e-mail à http://www.oiiq.org/ em francês, é claro,
: ), pedindo orientações para dar entrada na validação do meu diploma. No e-mail, coloquei meu nome completo, endereço e números de telefones para possível contato. Após poucos dias recebi um e-mail confirmando o recebimento do meu pedido de informações e dizendo que eu receberia em casa, os formulários para dar entrada na validação.
Dentro de uns 15 dias recebi os tais formulários: um para dados do cartão para pagamento de uma taxa salgadinha de 621,00 dólares canadenses, outro para o Coren, outro para a faculdade, outro para atestação de experiência profissional, outro como se fosse um nada consta pessoal sobre infrações penal, judicial e disciplinar e outro para informações pessoais. Junto do pacote, ainda veio um documento com instruções sobre o processo e um documento explicativo das etapas para obter um diploma de enfermeira lá, no Canadá.
Agora, é só correr atrás da faculdade, lugares onde você trabalhou para o pessoal preencher, assinar, carimbar... juntar com seus documentos pessoais que eles pedem, claro que documentos e diplomas e históricos, todos devidamente traduzidos e juramentados do português para o Francês (algumas pessoas traduziram do português para o inglês) e mandar. Fácil né? Hehehe
Nada fácil. No meio do caminho uma tradução pode sair errada, alguém pode assinar no local errado, a carga horária das matérias listadas no formulário com a descrição do programa escolar (histórico) pode não bater... Mas, é claro que você é uma pessoa de sorte e nada disso vai acontecer. rsrsrs

Quem tiver alguma dúvida com relação a esse processo, pro Québec, pode se inscrever na comunidade "Enfermagem no Canadá", (eu acho que pode :) ) e ler as informações que o pessoal troca lá, além de poder pedir dicas sobre o processo. O pessoal do Orkut é muito prestativo.

Ou pode me perguntar no meu e-mail pessoal, que o que eu puder informar, com certeza informarei.

Beijos

2 comentários:

Luciana Ramos disse...

Olá, você poderia me mandar seu email para que eu possa tirar algumas dúvidas sobre validação do diploma?
Desde já agradeço

Luciana
lulukaramos@terra.com.br

Anônimo disse...

Olá!
Somos os ex vizinhos da frente no studio!rsrs.
Pena que conversamos apenas no ultimo dia, mas foi um prazer!
Vamos nos falando!
Beijos.