domingo, 26 de fevereiro de 2012

Notícias :)

Bonjour à tous!

Estou meio sem tempo para preparar um post interessante, mas vou escrever poucas linhas sobre o curso de adaptação. Como todos que lêem minhas postagens sabe, o tal curso é bem puxado. As matérias são muitas e são"jogadas" de balde, rs
No começo (F91, F92 e F93), uma matéria pode ser dada em 2 ou 3 aulas. No F94 (a última etapa), cada aula é um assunto diferente. Não que seja coisa do outro mundo. Fisiologia, sinais e sintomas, etc, é igual em todos os países! Mas, o fato de estarmos estudando em outra língua faz toda a diferença. Pra todos quem vem do Haiti, do Marocos e de todos os países que falam a língua francesa como língua segunda...fica beeeem mais tranquilo.

E no meu ponto de vista, é essa a grande dificuldade. A língua.  Como eu já tinha 1 ano de Montréal quando comecei meu curso e já tinha feito 8 meses de francês, deu pra acompanhar bem as aulas. Mas, conheço algumas pessoas que falam espanhol, não tinham estudado bem o francês, foram reprovados no primeiro ou no segundo módulo, justo por causa da língua. Nada impossível...nada disso...mas que é bem puxado, isso é.

Bom, estou no F94, a última etapa do curso (num total de 7 meses no cégep Edouard Montpetit), fazendo estágio. Professores super mega exigentes...pra variar!
O hospita Charles LeMoyne (onde faço estágio) é um hospital universitário. Gostei muito de lá. Tem tudo que você precisa para trabalhar: de medicamentos a utensílios, não vi faltar nada (ainda, rs). Tem utensílios muito práticos para facilitar o dia a dia. Por exemplo: você faz uma coleta de sangue e no seu próprio setor tem um sistema de envio, que é tipo um painel e você coloca as amostras dentro de uma cápsula (système de capsule pneumatique, o nome desse tipo de transporte) aperta o nr do laboratório...e voilà...a cápsula vai parar lá no laboratório. Daí, vc recebe, no seu setor, os resultados dos exames (todo setor tem seu PC, e sua impressora. E funciona!). Esse sistema de comunicação tem conexão com quase todos os setores dos hospitais. Muuuito prático.

 Para vocês terem uma idéia do sistema, para quem não conhece,  clique aqui   e veja o seu uso em "applications médicales".

Na semana passada nossa professora de estágio nos disse que o diretor de RH quer marcar um café conosco (chique, né? rsrs) para oferecer vagas disponíveis  para enfermeiras no hospital. Como aqui falta muita enfermeira mesmo, eles já tentam "laçar"a gente no último módulo do curso.

Dia 31 de março voltarei para dizer se eu passei no temido F94. "Tam tam tam tam tam..."

Bisous e até lá :))

8 comentários:

Marcos disse...

Muito boa sorte nesta reta final! Abs

Cleberson e Sabrina disse...

Parabéns Lucinei,

Fico muito feliz em ver colegas de profissão vencendo aí, na verdade é um alívio, pois o processo todo dá um pouco de medo. Em abril chego aí e se não for incomodo queria poder conversar com você sobre o curso de adaptação e sua percepção da nossa profissão aí.

Abraço

Sabrina

Lucinei disse...

Obrigada Marcos :)

la vie est belle dans la belle province disse...

parabens, a sensaçao de dever quase cumprido é otima.
sucesso no curso

gabi

Lucinei disse...

Gabi, é mesmo... e conto os minutos para acabar, :)

Anônimo disse...

Estou amando seu blog uma pergunta este estagio é renumerado

Lucinei disse...

Sabrina, pode me avisar quando vc chegar :)

Lucinei disse...

Sobre o estágio, quando tentei, era remunerado sim. Mas, vou me certificar se ainda é e faço um novo comentário aqui :)

Abraços