domingo, 21 de outubro de 2012

Exame da ordem das enfermeiras e preparação

Boa noite :)

Após o término do curso de integração, que foi bem puxado, veio a procura de emprego e a preparação para as entrevistas. Isso quer dizer mais tempo e mais estresse, rsrs
O pior é que isso é num processo bem lento, tipo: manda um cv para um hospital, aguarda resposta, marca entrevista, prova escrita (quando tem, porque alguns fazem só entrevistas).
Bom, o exame da ordem foi marcado para 23 e 24 de setembro (2012). Ufa!!! Nem preciso dizer que meu estresse foi no mais alto nível :)
Fiz um curso preparatório para conhecer um pouquinho mais de perto as situações clínicas que caem na prova prática. Esse curso preparatório é oferecido por uma enfermeira haitiana que mora e trabalha aqui no Québec há mais de 10 anos. Opinião pessoal: essa enfermeira é boa, e tem a "manha" do tal exame da ordem. O que pega é que ela e a sua equipe não têm estrutura física para acolher bem o pessoal que os procura. Dos enfermeiros(as) que ela arrumou para orientar as aulas, as enfermeiras eram realmente boas, mas 2 enfermeiros deixaram a desejar, reclamamos e ela tratou de despachar os guys. Ela oferece o curso onde ela acha  "lugar". O que eu fiz foi em uma associação dos haitianos aqui em Montréal. Falta de estrutura física (falta de lugar decente para sentar, um calor infernal porque era verão e o lugar não tinha refrigeração, além de tudo era abafado, sem circulação de ar. Ela fez um esforço e arrumou uns ventiladores, kkk, deu para quebrar o galho. Bom...opinião PESSOAL. Não quero aqui despertar discussão nenhuma :) numa boa.

Ok. O material que ela ofereceu no curso que valeu 250,00 doletas, foi realmente muito bom. Inúmeras situações clínicas, bem pertinentes. O curso é oferecido 3 vezes por semana, de dia ou de noite. Fora isso, estudar muito em casa, dar uma revisadinha na teoria, essas coisas. Eu estudei com minha amiga e companheira de cursos, a recifence Rachel , que pra variar mora aqui na ilha. Alô Rachel! :)

O exame funciona mais ou menos assim: após o curso de integração, você recebe uma carta da ordem te convocando para a prova, que é dividida em 2 partes. Uma teórica  e outra prática. Primeiro, fizemos a prática, que é a que mais "desespera", rs, as enfermeiras. A ordem reserva alguns hospitais para a realização dessas provas. Você chega, se identifica e é encaminhado para o local. Fomos separados em vários grupos. Você recebe um bloco para anotações e um roteiro para se situar dentro das estações. São 16 estações práticas (exemplo de estação: um consultório com um paciente (ator), ou uma enfermeira auxiliar ou um outro profissional e uma enfermeira da ordem para te avaliar). Você fica de frente a uma porta, ouve uma campainha que toca te avisando para entrar. Você entra e tem 10 minutos para avaliar a situação  e intervir. Ou seja, avaliar o paciente, analisar todos os papéis que tiver à sua disposição, delimitar o problema e fazer a sua intervenção. Após 10 exatos minutos  a campainha toca de novo, momento de sair e ir ficar de frente a outra sala, outra situação diferente. Tem que  falar em voz alta  para a enfermeira fiscal te ouvir e anotar na folha de avaliação. E assim continua: a cada 10 minutos a bendita campainha toca e você troca de sala...até passar as 16 estações.
A prova teórica constou de 2 provas escritas, com respostas curtas, sobre a base teórica, lá do tempo de faculdade. Algumas coisas novas para mim, outras beeeem velhas. Quem não estudou aqui percebe a diferença, principalmente porque o ensinamento de enfermagem/paciente/família aqui é bem forte.
Vou descrever bem resumido, bem por cima, algumas situações que cairam na minha prova prática. Faltam algumas outras porque esqueci e ainda não  me lembrei...foi pro espaço negro do meu cérebro, kkk

Voilà:

1- Depressão. Acho que idetificar o risco de suicídio (se leve, moderado ou alto).
2-Alta de cirurgia de rinoplastia (ver se tinha tomado alguma medicação opioide).
3-Alta de cirurgia de úlcera venosa. Relação d'aide (ajuda) + ensinamentot + nota de enf.
4-Fenda labial no recém-nascido (mas o foco é a depressão pós-parto da mãe)
5-Erro de medicamento (detectar o erro e fazer o raport incident\accident).
6-Ensinamento de nitroglicerina spray+patch*.
7-Depressão respiratória em post-op. de PTH*. (avaliar a prescrição médica, PTI*, ex. lab., ordonnance collective). Determinar o grau de sedação, dar ou não narcan*.
8-Ensinar o PAB* a fazer mobilização com uma paciente no 2 dia de PTH
9-Definir o plano de trabalho de duas pacientes para a enf. aux. e a PAB.
10-Curativo de nefrectomia (incluindo a técnica de calçar luvas e abrir o pacote de pinças. Podre!!!kkkkkk) não esquecendo tbm de avaliar a cirurgia.
11- Paciente com crise de epilepsia há 10 anos. A definição do caso mandava dar um depakene que já estava preparado. (Acho que o lance era esse: não dar medicamento preparado por outra pessoa).
12-OAP*
 *
-Patch-adesivo transdérmico
-PTH-cirurgia de implante de prótese no quadril
-Narcan-antídoto da morfina
-PAB-préposé aux bénéficiaires (um profissional somente para a parte de higiene, alimentação e ajuda para o paciente se locomover)
 -OAP-edema agudo de pulmão

É um esquema bem interessante...e muuuuuito estressante de avaliação.

Bom, é isso. Boa noite à todos. Ótima semana.
Lu



5 comentários:

Tania Vianna disse...

Valeu pelo relatório da prova... Para mi que estou ainda na francisação ,esta etapa parece tão, tão distante... Abçssss....

Lucinei disse...

Fica esperta, rsrs, passa voando. Aproveita com o francês, p dar algumas saidinhas, conhecer lugares...quando vc perceber, vc já estará lá dentro, no maior pique :)

Boa sorte

jurandyr disse...

Boa noite Lucinei.Meu nome é Jurandyr, somos enfermeiros,eu e esposa e estamos imigrando p/ Canada ate junho. Sei q é bastante chato e incomodo p/ vc ficar respondendo esses email, mas li um post onde diz q vc mandou um email p/ OIIQ e eles lhe enviaram formulários.Desculpe o incomodo e muito obrigado

Anônimo disse...

Bom dia Lucinei, meu no é Rayra,moro na Paraíba,sou estudante de enfermagem e me interessei muito pelo campo que o Canadá oferece. To cheia de duvidas e queria saber se voce tem um contato pessoal,pois muito me interessa saber sobre. Desde ja, obrigada.

Vinny, Deby e Cia disse...

Olá, bom dia... Mandei meus formulários para iniciar o processo de imigração, e sei que o caminho é longo. Acompanho seu blog e outros mas amei esse texto sobre a prova da OIIQ. Gostaria de tirar uma dúvida se possível. No início é fácil trabalhar como PEB ou é necessário se virar em outros trabalhos? Desde já agradeço a ajuda...