sábado, 26 de maio de 2012

Revalidação do diploma de medicina no Québec. Reflexão.


Salut :)

Sei que sou enfermeira...não sou médica :) mas vou falar um pouquinho da dificuldade de revalidação de diplomas (aqui no Québec) para médicos brasileiros e de várias outras nacionalidades, como russos, indianos, ucranianos, etc. Não tenho muita propriedade no assunto, por isso vou falar o que escuto de médicos de várias partes do mundo e, também, com base no que leio nos jornais e na internet. O CMQ coloca uma barreira imensa para a revalidação desses profissionais, mesmo todo mundo sabendo que aqui falta médicos demais. Validar o diploma aqui exige muita persistência, humildade e a certeza de que quer ficar aqui para sempre, rsrs. Sem contar que a maioria tem mais de 35 ou 40 anos e aqui, como estudante estrangeiro, é claro que vai perder o status de doutor, o reconhecimento dos colegas e dos pacientes, etc, e ainda tem que saber trabalhar a discriminação.

Para nós enfermeiros, olhando pelo lado bom de todo o processo, até que é fácil revalidar nossos diplomas: bom nível de francês (atestado pelo office québécois de la langue française), documentação apresentada na nossa ordem, 1 mês de estágio em um hospital ou mais ou menos 6 meses no curso de integração et voilà... já pode trabalhar como CEPI (candidate à l'exercice de la profession d'infirmière).

Após isso, é só fazer o exame da ordem (OIIQ) e é enfermeira no Québec :) Facinho, né? rsrs Pois é!!! Nem tão fácil assim! Mas, se comparado com a dificuldade que é isso pros médicos e dentistas, realmente se torna fácil.

Se a profissão de enfermeira não tivesse uma demanda tão alta por aqui, com certeza teríamos as mesmas dificuldades que esses outros profissionais enfentam para revalidar seus diplomas. Essa é a grande diferença.

Mas, voltando pro título do post...conheço uma russa que após apresentar todos os seus documentos para a ordem dos médicos, a resposta deles foi que ela precisaria encarar mais 5 anos de faculdade aqui. O detalhe é: ela é pediatra com 7 anos de experiência. Uma indiana (com 15 anos de experiência) que conheço teve a mesma resposta que a russa: mais cinco anos de faculdade. Detalhe: a indiana já está aqui há cinco anos, gastou todas as suas economias...e está trabalhando de camareira num hotel. Sei...isso "pode" ser uma exceção.

O que leio nos jornais é que eles tem um campo muito fechado e uma vez que o profissional médico decide encarar todo esse tempo de faculdade ainda rola uma discriminação "cachée" (escondida, disfarçada).

Ter que voltar a estudar depois de anos e anos de experiência é desestimulante. Gastar toda ou quase toda a economia (sim, porque gastar aqui em dólar é gastar os reais em dobro)  vivendo de uma maneira "regrada" todo esse tempo de estudo é meio complicado, porque dinheiro vai muuuuuuito rápido. Sem esquecer das intermináveis, desgastantes e estressantes provas a fazer ao longo de todo o processo.

Esse post tem assunto pra mais de metro. Portanto, vou encerrar mostrando um vídeo que mostra essa discriminação. É em francês, mas acho que dá para entender, até porque a maioria dos meus leitores, rsrs, estudam algum nível de francês. Basicamente, fala que os pedidos para essa "residência" são, na maioria, recusados. Pra um determinado pedido de revalidação, falaram que "o seu diploma não é competitivo". Essa é a resposta básica. Sabemos que os países têm culturas diferentes e isso reflete  na maneira que a medicina é praticada. Agora o que o secretário do colégio de medicina do Québec disse passa do ridículo: "...os médicos da África e da América do Sul podem muito bem tratar doenças que não existem aqui no Québec, mas, aqui temos alzheimer, infarto, câncer, doenças que não tem nesses países simplesmente pelo fato que a população morre antes de atingir essas doenças...". Sem palavras as declarações desse doutor! 

Vejam o vídeo no link abaixo.


Abraços. Bom fim de semana. E não desistam dos objetivos.
Lu

5 comentários:

Marciorama disse...

Mais um post bem escrito.
Parabéns. Está chegando o dia de começar no trabalho, não?
Abs.

Lucinei disse...

Marciorama...obrigada :)
Amanhã começo. To ansiosa, rs

Abraços

Marciorama disse...

Boa sorte em seu novo trabalho!

Lucinei disse...

Obrigada.

Primeiro dia, bom começo, boas impressões. Aguarde que contarei tudo, rsrs, no sabado a noite ou domingo de manhã :)

Abraços

Marciorama disse...

Estaremos aguardando, enquanto isto estou lendo todos os outros posts anteriores.
Abraço.

Ah, família linda que você tem!