terça-feira, 2 de abril de 2013

2 de abril - dia de conscientização mundial do autismo

Boa noite :)

Como vocês podem ver, as postagens estão a cada dia mais diversificadas. Mas, tem uma coisa que eu nunca abordei aqui nesse meu diário...ops :) blog, rs, é que um dos meus  lindos e maravilhosos filhos, o mais novo (de quase 6 anos) é autista. "Autista léger" em francês...autista leve em português. Desde a descoberta tumultuada, coincidindo com os preparativos do processo de imigração, mesmo sendo autismo leve, as lutas se tornaram um cotidiano nas nossas vidas. Luta para tudo: para ele ser independente, para se ver livre das fraldas, para falar, etc... e são muitas essas lutas que a gente sabe quando começa mas não sabe quando iremos terminar, ou seja, alcançar o objetivo. Mas, temos tido muito sucesso, nosso filho é maravilhoso. E tenho muuuuito orgulho dele, ao ver o esforço danado que ele faz para "tentar se enquadrar", rs, como por exemplo, nas aulas de fonoterapia qua a gente faz na escolinha dele. Que fofo!

Me lembro quase todos os dias que quando chegamos aqui no Québec o Pedro ainda não falava, apenas balbuciava alguns sons "rudimentares". Mas já estávamos felizes, porque ele tinha o som dentro dele...só faltava sair. E eu fui escutar "mamãe" pela primeira vez aqui em Montréal, aos quatro anos de idade dele. Até chorei, rsrs

Bom, os progressos dele são notórios e chegam à passos largos. Ele frequentou uma garderie (creche) e a cuidadora dele era uma venezuelana graduada e especializada em trabalhar com crianças tidas "especiais". Maravilhosa. Agora na escola primária, ele faz o maternal, com todo o apoio que ele precisa para se desenvolver bem e um dia, não sei quando,  passar para uma classe com ensino regular. A escola dele é uma escola primária com suporte técnico para crianças com o chamado "transtorno invasivo do desenvolvimento", ou seja, portadores do autismo. Na classe do Pedinho tem 4 alunos com ele. Ele é o único que está desenvolvendo a fala agora, os outros 3 já falam. Tem uma professora titular e uma técnica especializada nesse transtorno, o que torna o aprendizado muito mais rápido, visto também que é uma professora para cada 2 alunos, contando ainda com a ajuda da fonodióloga da escola. Eu só poderia estar muito feliz  e orgulhosa. Orgulhosa não por ter um filho "autista", é claro que todas as mães gostariam que seus filhos fossem ditos "normais". Mas,  de ter um filho assim maravilhoso que hoje olha nos meus olhos e diz: "maman, je t'aime! (mamãe, eu te amo!). Sem palavras, né?

Sem esquecer de falar que o apoio da família, na íntegra, é fundamental pro sucesso desses pequenos. Meu marido é maravilhoso e nosso filho mais velho (7 anos) é super amigo dele e nos ajuda muito. Hoje, o Pedrinho não tem mais problemas com interação social. Obrigada, marido e filho! Sem a ajuda de vocês eu não saberia dizer se esse post seria escrito com tanta felicidade :)

E hoje, dia mundial de conscientização do autismo, li tudo que eu consegui sobre e aproveitei para contar um pouquinho de como é ter uma criança autista na família.

Aproveito também para postar aqui um vídeo que achei no youtube,  que mostra um adolescente autista cantanto. Detalhe: na vida diária, ele é incapaz de se comunicar, de falar. Ele é portador do chamado "autismo severo". Vale a pena assistir, vocês irão se surpreender.

Link para o vídeo (que será aberto em outra janela): autistic superstars

Bjs. Até a próxima
Lu


6 comentários:

Anna disse...

Parabens pela familia e filho.
Fiquei emocionada com o seu relato.
Como mae sei o quanto fazemos pelos nossos filhos e quanto ficamos felizes com todos os desafios alcancados.
Parabens pela forca e continue em frente.
Filho so nos traz alegria e o seu ira sem duvida superar todas as dificuldades e principalmente sera uma pessoa feliz e cada dia mais realizada(tenho certeza que ja eh uma crianca feliz e realizada).
Abracos
Anna

Anônimo disse...

Lindooooo...me emocionei e fiquei imensamente feliz pelo desenvolvimento do Pedrinho...que é uma criança linda! Que bom mesmo!

la vie est belle dans la belle province disse...

ainda temos muito o que aprender sobre essas diferentes formas do cérebro humano funcionar. Ha uma garota america que se comunica via computador e ela tem até uma pagina facebook. A ciência ainda esta engatinhando, mas vcs mostram o fundamental = amor, pacîencia e dedicaçao.
parabéns

Lucinei disse...

Anna :)

Obrigada pela força. Faz pouco tempo que consigo falar sobre esse assunto de forma tranquila. Eu demorei um pouco para "digerir" toda a situação.

Bjs
Lu

Lucinei disse...

"Anônimo"...acho que sei quem você é, rsrs

Bjs
Lu

Lucinei disse...

Pois é Gabi :)

sou leitora assídua dela (Carly Fleischmann), pois até então o que a gente sabia era "da boca" de médicos e terapeutas. Mas, agora, vindo de uma pessoa "autista", fica muito mais fácil entender e aceitar os stimming :)

Bjs