domingo, 15 de maio de 2011

As quatro estações

Olá,

Passamos pelas quatro estações aqui no Canadá, mais precisamente em Montréal, no Québec.  E não foi nada fácil atravessar o longo e tenebroso inverno. Para nós que estamos acostumados com o clima tropical, ficar 5 meses no frio não é nada fácil. Na verdade, o que torna o inverno chato demais é a sua duração. Seis meses. No calendário são só 3 meses, mas na verdade, como faz muito frio no final do outono e no começo da primavera, o "inverno" acaba sendo looongo demais. Encarar a neve, andar à pé, usar roupas pesadas para suportar o frio, digo que não é difícil. A cada saída as crianças adoravam, se divertiam bastante. O problema é que demora a acabar :)

Verão (21 de junho a 21 de setembro): foi a data em que chegamos. As ruas tomadas de gente, tanto de turistas quanto de québécoises. Os québécoises gostam de ficar lagartixando nas gramas dos parques pegando um solzinho. Os parques ficam cheios de gente deitada nos gramados e os imigrantes com o passar do tempo, acabam que incorporando esse jeito de aproveitar o sol. Montréal fica cheia de festivais de todos os tipos pra todos os gostos. Mas, nesse ano, somente dia 13 (de maio) é que esquentou muito mesmo, fazendo 24C.


Praia da Ilha de Notre Dame (ilha onde fica o circuito de fórmula 1 - Gilles Villeneuve)

Outono (21 de setembro a 21 de dezembro): o começo desta estação é muito bonita. Todas as folhas das árvores começam a mudar de cor e a exuberância é fantástica. As cores se misturam: todos os tons de verde (verde escuro, verde claro, verde quase fluorescente), amarelo, laranja, marrom, vermelho, roxo... e depois começam a cair (como na foto abaixo). Enquanto as folhas estão caindo é lindo de se ver, mas depois que todas as folhas caem, fica parecendo o país das bruxas, rsrs, e com vento e chuva.




Inverno (21 de dezembro a 21 de março): ô estaçãozinha difícil de engolir. Tem gente que adora, mas cada um é cada um. O que pegou pra mim não foi o fato de nevar muito, mas o fato de o inverno, que na teoria é de 3 meses, acabar durando 5 meses (o fim do outono e o começo da primavera são muito frios). Quem tem crianças pequenas irá concordar comigo, pois sair com as crianças para brincar no parquinho se torna algo impossível por muito tempo.
O dia mais frio do ano foi dia 24 de janeiro, que registrou menos 27C. Somando a essa temperatura a tal "sensação térmica", pode acrescentar mais uns 10 graus e "dizer" que está fazendo um frio de menos 37 graus. Mais pro norte do Canadá ainda está fazendo muito frio mesmo, como no território de Nunavut que ainda registra temperaturas negativas de menos 10C, com promessa de chegar a zero grau só semana que vem. Quero distância, rsrs
Mas acho que eu aguento mais um ou dois invernos :)


Meus filhos brincando na neve :)

Primavera (21 de março a 21 de junho): realmente é bom demais ver as árvores brotando, grama ficando verde, flores aparecendo a cada semana. Não aguentava mais ver as árvores sem folhas!! Estava me fazendo mal!!
Mas enfim, tudo está verde, tem muitas flores e as pessoas já estão com uma cara melhor :) (parece que no inverno a maioria das pessoas fica de cara amarrada). Mas está chovendo bastante ainda.


Festival de tupilas em Ottawa

É isso :)
Abraços

Nenhum comentário: