sábado, 7 de maio de 2011

Resultado das eleições no Canadá

 Não entendo nada de política. No Brasil, ainda entendo o básico: quais são os partidos, quais são os senhores (as)  candidatos (as)...rsrs

Aqui no Canadá não sei de nada mesmo. Bem que tentei, mas sem sucesso. Mas, não dá para ficar alheia sem pelo menos saber do resultado :). Por isso, resolvi escrever alguma coisa sobre as eleições que se passaram dia 02 de maio (sei que este post está um pouco atrasado) e que reelegeu o  Monsieur Stephen Harper como primeiro ministro do Canadá.

Aqui no Québec, o horário das eleições é das 9:30h às 21:30h e todo empregado tem direito a ser liberado 3 horas consecutivas para votar, caso a eleição ocorra em um dia de trabalho.  E sem  que haja desconto salarial.
Vale lembrar também que não é obrigatório votar aqui no Canadá. Vota quem quer. Tem direito a votar todo cidadão canadense. Residente permanente não pode votar, somente depois de se tornar cidadão canadense.

Harper anunciou a data das eleições gerais depois de se reunir  com o governador-geral do país (todo mundo diz que é uma função quase simbólica), David Johnston, que exerce o papel de Chefe de Estado,  representando a  rainha da Inglaterra.

Lembrando que o  Governo canadense caiu  após uma histórica moção de censura na qual os três grupos da oposição (Partido Liberal, Bloco Quebequense e Novo Partido Democrático) decidiram por 156 votos a favor e 145 contra, declarar que o gabinete de Harper tinha cometido desacato ao Parlamento.
No entanto, as pesquisas também mostram que os escândalos éticos que envolveram Harper nos últimos meses estão começando a prejudicar sua imagem perante o eleitorado do país (mas o resultado mostrou o contrário).  Talvez ele nem tenha participação direta, mas são coisas que aconteceram ou que vieram à tona durante seu mandato.

Com 14.720.580 de votos apurados, o Partido Conservador de Harper obteve 39,65%, o que lhes dá direito a 167 assentos no Parlamento.
O Novo Partido Democrático, com a formação de Jack Layton, elegeu 102 deputados e foi o segundo partido mais votado nestas eleições, com 30,64%. O Partido Liberal  obteve 34 cadeiras no parlamento, com 18.92%. O Bloco Québécois teve seu pior desempenho desde sua primeira eleição, em 1993. Gilles Duceppe perdeu sua cadeira e pediu demissão como líder do partido.  O Bloco Québécois, que defende a independência da província do Québec, saiu da eleição com apenas quatro representantes no Parlamento (eis que o sonho dos québécois de ter um primeiro ministro não se realisou desta vez).

Harper é elogiado no país por sua atuação durante a crise global. O Canadá foi o primeiro do grupo dos sete países mais desenvolvidos (G-7) a se recuperar de modo sustentado após a crise mundial de 2008. Harper determinou várias medidas de estímulo, e ainda foi elogiado recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) por seu plano para a redução do déficit do Canadá.
No poder desde 2006, é a primeira vez que Harper tem um governo majoritário. Então, vai governar com bastante folga.  

O sistema de votação aqui é bem antigo. Eles usam cédulas de papel e urnas. Fiquei pasma quando vi, pois o Brasil tem uma tecnologia formidável (as urnas eletrônicas) para o sistema de votação. Bem que eles podiam solicitar uma equipe brasileira da Justiça Eleitoral para mostrar nosso moderno sistema de votação. Hehe

Outra coisa que me chamou a atenção foi a discrição deles para fazer a campanha eleitoral. Poucos cartazes nas ruas. Panfletos e santinhos...? Nunca vi. Um deputado bateu um dia aqui, na porta do nosso apartamento para recolher assinaturas, pois para candidatar-se às eleições, os candidatos precisam possuir papéis oficiais de nominação, com assinaturas de pelo menos 50 a 100 constituentes, dependendo do tamanho do distrito eleitoral.

Bom, para mim não muda nada... não interfere em nada. E a vida difícil de imigrante continua. Hehe

Abraços a todos.

Nenhum comentário: