sábado, 18 de junho de 2011

1º de julho, dia de déménagement

Olá :)

Acho que muita gente já sabe que primeiro de julho é o dia da mudança por aqui (Québec). Em todo o resto do Canadá (leia-se: a parte inglesa) se comemora a festa nacional do Canadá, le jour du Canadá ou ainda, Canadá day  (dia da Confédération Canadienne), que foi o processo que uniu as colônias britânicas :) Um pouquinho de história faz bem, rsrs
Mas, no Québec, as más línguas dizem que, para não participar da festa do lado inglês, resolveu-se fixar nesse dia o dia da mudança. Tem que ter um dia pra mudança?!!! Vai entender, né :)

O interessante é que realmente a coisa incorporou. Quando acaba a neve, as pessoas começam a pensar em se mudar (a maioria dos contratos de aluguel vence 1º de julho) e no finalzinho de junho já tem muita mudança agendada. E aqui cada um faz sua mudança (com exceção dos muito ricos que pagam caro para uma empresa fazer a mudança). Você aluga um caminhão, ou uma van ou um reboque e... mãos à obra. Tem até um reboque para bicicletas, acreditam?
Eu ainda não decidi quando vamos nos mudar (sei que vamos, mas ainda não sei quando). Mas ontem, dia 17 de junho, fomos ajudar um casal de amigos belgas a se mudar. Uuuuufa!!! Que trabalho :)

Eles têm três filhos que estavam na escola na hora da mudança. O meu mais velho também. Tem que organizar direitinho, porque mudança e cinco crianças pequenas juntas não funciona mesmo, rs
Então, o Stefaan (marido da Carolien) alugou um caminhão pequeno e lá fomos nós. Eles se mudaram de Île-des-Soeurs para Deux-Montagnes, atrás de Laval. Eles compraram uma bela e aconchegante casa lá.

Eles adiantaram bastante, porque o ideal é usar o caminhão para os objetos grandes, como cama, mesa e caixas pesadas, para minimizar o tempo de aluguel do caminhão e pagar menos. Objetos pequenos que não couberam no caminhão, vão sendo levados aos poucos de carro. Realmente dá trabalho, rsrs, mas acaba sendo uma diversão e serve também para firmar amizades.

Seguem algumas fotinhas da casa nova deles






Fazendo a mudança de bicicleta :)


Boa mudança a todos :)

Um comentário:

Celso Arrais & Família disse...

Cara Lucinei,

Obrigado pelos votos de sucesso. Quando formos ao Quebec tentaremos fazer contato.
Aceite nossos votos de sucesso também. Um fraternal abraço,

Celso & familia