domingo, 26 de junho de 2011

Pellicanos chegam em bando a Montréal :)

Olá :)



Há uma semana atrás tivemos o maior prazer em conhecer a família Pellicano. Marido, esposa e filhinho (Marcelo, Liv e Kalid) vieram conhecer o Québec, mais precisamente Montréal. Como vão dar entrada no processo de imigração assim que voltarem pro Brasil, uma visitinha ao futuro país cai bem, além de contar uns pontinhos na avaliação do processo.

Apesar da chuva (estava chovendo quase todo dia) acho que eles conseguiram rever algumas pessoas conhecidas, conhecer outras e turistar um pouquinho :)

Acho que saíram satisfeitos daqui. Almoçaram um dia aqui em casa (apto) e aproveitaram para conhecer a Île-des-Soeurs, lugar onde moramos. Fomos ao parquinho e levamos eles para conhecer a escola e a garderie da pequena ilha. E também viram que a vida de imigrante não é mole não, rsrs




Bjs

sábado, 18 de junho de 2011

1º de julho, dia de déménagement

Olá :)

Acho que muita gente já sabe que primeiro de julho é o dia da mudança por aqui (Québec). Em todo o resto do Canadá (leia-se: a parte inglesa) se comemora a festa nacional do Canadá, le jour du Canadá ou ainda, Canadá day  (dia da Confédération Canadienne), que foi o processo que uniu as colônias britânicas :) Um pouquinho de história faz bem, rsrs
Mas, no Québec, as más línguas dizem que, para não participar da festa do lado inglês, resolveu-se fixar nesse dia o dia da mudança. Tem que ter um dia pra mudança?!!! Vai entender, né :)

O interessante é que realmente a coisa incorporou. Quando acaba a neve, as pessoas começam a pensar em se mudar (a maioria dos contratos de aluguel vence 1º de julho) e no finalzinho de junho já tem muita mudança agendada. E aqui cada um faz sua mudança (com exceção dos muito ricos que pagam caro para uma empresa fazer a mudança). Você aluga um caminhão, ou uma van ou um reboque e... mãos à obra. Tem até um reboque para bicicletas, acreditam?
Eu ainda não decidi quando vamos nos mudar (sei que vamos, mas ainda não sei quando). Mas ontem, dia 17 de junho, fomos ajudar um casal de amigos belgas a se mudar. Uuuuufa!!! Que trabalho :)

Eles têm três filhos que estavam na escola na hora da mudança. O meu mais velho também. Tem que organizar direitinho, porque mudança e cinco crianças pequenas juntas não funciona mesmo, rs
Então, o Stefaan (marido da Carolien) alugou um caminhão pequeno e lá fomos nós. Eles se mudaram de Île-des-Soeurs para Deux-Montagnes, atrás de Laval. Eles compraram uma bela e aconchegante casa lá.

Eles adiantaram bastante, porque o ideal é usar o caminhão para os objetos grandes, como cama, mesa e caixas pesadas, para minimizar o tempo de aluguel do caminhão e pagar menos. Objetos pequenos que não couberam no caminhão, vão sendo levados aos poucos de carro. Realmente dá trabalho, rsrs, mas acaba sendo uma diversão e serve também para firmar amizades.

Seguem algumas fotinhas da casa nova deles






Fazendo a mudança de bicicleta :)


Boa mudança a todos :)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festivais de verão de Montréal!!!

Olá,



Eis que o tão esperado verão chegou... ops...ainda não :)
Aiiiinda vai chegar (dia 21 de junho), mas até que enfim o calor parece que chegou para ficar. Pelo menos por 3 meses.
Hoje fez 31 graus!!! Mas eu acho que a sensação térmica estava bem mais, principalmente porque aqui em Montréal a umidade é alta (hoje=73% de umidade). Mas, euzinha aqui, quero mesmo é ver o circo pegar fogo, quero ver québécois vermeeeeeeeeeeelho de calor. rsrs

Montréal está repleta de programações pro verão. Tem para todos os gostos. A cidade é conhecida mundialmente pela qualidade dos seus festivais. Terá festivais de dança, de música, sendo que vários países serão representados, como "le Festival International Nuits d'Afrique", que acontecerá de 12 a 24 de julho. Aqui está o link para quem quiser conferir. Terá também o festival internacional de tango de Montréal aqui.

Outros acontecimentos: cirque du soleil, festival de moda, festival do cinema, festival do jazz de Montréal (com mais de 300 grupos e 1800 músicos) aqui , e jornadas culturais. Artistas de vários países deverão dar o ar da graça aqui.

Realmente, fica em casa quem quer :). Vale ressaltar que para apreciar tudo isto que citei aqui, não precisa pagar nadinha. É de grátis :)
É só escolher o que te agrada e curtir um pouquinho. Vale a pena ir, pelo menos em dois espetáculos por mês. Eu irei, para depois mostrar aqui :)

Mas, vale lembrar também que para quem passou uns 6 meses sem pegar sol forte no rosto, tem que se precaver, usar protetor solar forte pelo menos nos primeiros dias de sol, pra pele se acostumar. Eu, por exemplo, tenho a pele bem morena, sou acostumada com o sol forte do Brasil, mas bastou um inverno (mais ou menos 6 meses sem sol) para a minha pele ficar sensível. Nos primeiros dias de sol, mesmo com protetor 45, meu rosto tipo que ardia. Hoje estou usando o fps 80 :)
Lembrar de passar o protetor nas crianças, usar óculos de sol e boné. E se hidratar muuuuuuuuuuuuito.

Então. Quem puder, aproveite!



Fernandinho em Magarogi (Brasil), ano passado.
















Marido, sobrinha e filhos :)  também em Maragogi.

Nesse ano, ficaremos só na vontade...praia... ohhhhhhhhhhh!!!
Mas, ano que vem eu vou, senão eu passo mal!!!

Abraços

domingo, 5 de junho de 2011

Piquenique no parque Jean Drapeau

Bonjour :)

Ontem fomos ao parque Jean Drapeau, que fica na Île de Sainte-Hélène, fazer um piquenique com um casal de amigos iranianos (Arash e Pegah) que gostamos muito. A intenção mesmo era de ir na ilha vizinha (até porque já fomos muitas vezes no parque Jean Drapeau), a Île Notre-Dame, mas a entrada para a  ilha estava fechada para visitações por causa dos preparativos para a fórmula um.  É la também que fica o casino de Montréal. Mas, depois do dia 14 de junho, que é o dia que acontece a corrida, prometo que voltaremos para conhecê-la :)

O dia estava ótimo, com sol quente, por volta de 20 graus e pouco vento. A ilha estava cheia de gente e  acontecia um evento musical lá. Tem também um parque muito bom para as crianças brincarem e o Fernandinho e o Pedrinho aproveitaram bastante.

Aproveitamos para cantar parabéns pro Pedrinho (minha vida querida), que completou 4 aninhos ontem. Ano que vem mamãe promete uma festinha de verdade, rsrs

Umas fotinhas para conferir :)








Île de Sainte-Hélène  (mais ao fundo, com um pequeno globo) onde fomos e Île de Notre-Dame (com o circuito de fórmula 1)

Abraços

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Imperador guerreiro da China e seus soldados de terracota

Olá :)

Ontem à noite fui no Museu de Belas Artes de Montréal ver a exposição do imperador guerreiro da China e seus soldados de terracota (terra cozida, cerâmica) em  francês,  l'empereur guerrier de Chine et son armée de terre cuite. A dinastia Qin durou de 221-207 a.C.  A descoberta foi a 30 km de Xian, capital de província de Shaanxi.
O exército foi estrategicamente colocado à frente de sua tumba para acompanhá-lo e protegê-lo "do outro lado"da vida, há mais de 2 mil anos.
Fui com a turma do curso de francês que eu faço (francês língua segunda). Já tinha ido uma vez, mas não gostei da exposição que vi. Desta vez,  amei. 
Tivemos um guia que nos contou toda a história do imperador. Realmente, o "cara" ( o primeiro imperador  da dinastia Qin, o imperador Qin Shi Huang) se achava, rsrs. Enquanto os outros imperadores faziam um pequeno exército de pequenos homens montados a cavalo, em torno de 40 cm de altura, ele fez em torno de  mais de 8 mil homens, todos com 1,80m ou 2m de altura, feitos de terracota, cada um esculpido com detalhes singulares. São soldados de infantaria, generais em carroças puxadas por cavalos e arqueiros prontos para atirar.  Os guerreiros de terracota foram descobertos em 1974 e as escavações continuam até hoje, até porque a tumba do imperador ainda não foi aberta. O imperador tinha medo de espíritos do "outro mundo" e tinha anseios de se tornar imortal, tomando vários tipos de elixir feitos de substâncias estranhas e pílulas de mercúrio, Ahrg! Quando percebeu que os elixires não faziam efeito (claro, hehe) ele ordenou que os magos fossem executados.


Os cavalos da infantaria  eram adornados com peças feitas em ouro e o museo mostra além dessas peças, soldados , cavalos, vasos e espadas da dinastia Qin. Na sala onde o museo expõe as portas de pedra da sua tumba, foi instalado um sistema de som que reproduz o som de gotas d'água caindo em poças d'água, tal qual como descobriram a tumba, bem úmida e com "goteiras".


Realmente, fiquei impressionada com a exposição. E olha que não sou muito fã de museus não, só gosto de ir quando a exposição é "diferente", como essa. Tudo que mostra a história do mundo em geral eu gosto. E recomendo a quem tiver a chance, a quem passar por perto dessa exposição, ir vê- la.


Site oficial do Museu de Belas Artes de Montréal aqui.



Exército de soldados feitos de terracota


Soldados em tamanho original (entre 1,80m e 2,00m)


Imperador Qin Shi Huang

Desculpem fazer alterações no post depois de publicado, mas esqueci de mencionar que depois do museu rolou uma cervejinha no Peel Pub, bem no centrinho de Montréal, com a Camilla e o Leonardo. Há quanto tempo eu não saia para tomar uma cervejinha...

É isso. Abraços

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Recensement 2011

Bom dia,

Participamos do nosso primeiro recenseamento aqui, no Canadá. Fazemos parte das estatísticas canadenses agora :)
Recebemos uma carta via correio com os formulários a ser preenchidos, mas aconteceu um pequeno ancidente (meu filho mais novo derramou água nos formulários, hehe) e fizemos via internet mesmo. Super prático e rápido. As perguntas são curtas e objetivas, tipo: quantas pessoas moram na casa e qual a língua materna, idade, sexo, etc
Para quem quiser saber mais sobre as características de uma determinada população e sua região aqui no Canadá, clique aqui.

Abraços

Votação encerrada :)

Olá,

Pois é. E eu que estava achando que o assunto da enquete  (escola brasileira em Montréal) ia ter 100%  de votos  a favor.
Acreditam que ainda teve uma pessoa que votou "depende" sobre a existência da escola de língua portuguesa aqui e outras duas que discordam completamente? Realmente, enquete é bem interessante :)
Mas, 83% votaram a favor da escola.

Tenham um bom dia :)

Abraços