sexta-feira, 3 de junho de 2011

Imperador guerreiro da China e seus soldados de terracota

Olá :)

Ontem à noite fui no Museu de Belas Artes de Montréal ver a exposição do imperador guerreiro da China e seus soldados de terracota (terra cozida, cerâmica) em  francês,  l'empereur guerrier de Chine et son armée de terre cuite. A dinastia Qin durou de 221-207 a.C.  A descoberta foi a 30 km de Xian, capital de província de Shaanxi.
O exército foi estrategicamente colocado à frente de sua tumba para acompanhá-lo e protegê-lo "do outro lado"da vida, há mais de 2 mil anos.
Fui com a turma do curso de francês que eu faço (francês língua segunda). Já tinha ido uma vez, mas não gostei da exposição que vi. Desta vez,  amei. 
Tivemos um guia que nos contou toda a história do imperador. Realmente, o "cara" ( o primeiro imperador  da dinastia Qin, o imperador Qin Shi Huang) se achava, rsrs. Enquanto os outros imperadores faziam um pequeno exército de pequenos homens montados a cavalo, em torno de 40 cm de altura, ele fez em torno de  mais de 8 mil homens, todos com 1,80m ou 2m de altura, feitos de terracota, cada um esculpido com detalhes singulares. São soldados de infantaria, generais em carroças puxadas por cavalos e arqueiros prontos para atirar.  Os guerreiros de terracota foram descobertos em 1974 e as escavações continuam até hoje, até porque a tumba do imperador ainda não foi aberta. O imperador tinha medo de espíritos do "outro mundo" e tinha anseios de se tornar imortal, tomando vários tipos de elixir feitos de substâncias estranhas e pílulas de mercúrio, Ahrg! Quando percebeu que os elixires não faziam efeito (claro, hehe) ele ordenou que os magos fossem executados.


Os cavalos da infantaria  eram adornados com peças feitas em ouro e o museo mostra além dessas peças, soldados , cavalos, vasos e espadas da dinastia Qin. Na sala onde o museo expõe as portas de pedra da sua tumba, foi instalado um sistema de som que reproduz o som de gotas d'água caindo em poças d'água, tal qual como descobriram a tumba, bem úmida e com "goteiras".


Realmente, fiquei impressionada com a exposição. E olha que não sou muito fã de museus não, só gosto de ir quando a exposição é "diferente", como essa. Tudo que mostra a história do mundo em geral eu gosto. E recomendo a quem tiver a chance, a quem passar por perto dessa exposição, ir vê- la.


Site oficial do Museu de Belas Artes de Montréal aqui.



Exército de soldados feitos de terracota


Soldados em tamanho original (entre 1,80m e 2,00m)


Imperador Qin Shi Huang

Desculpem fazer alterações no post depois de publicado, mas esqueci de mencionar que depois do museu rolou uma cervejinha no Peel Pub, bem no centrinho de Montréal, com a Camilla e o Leonardo. Há quanto tempo eu não saia para tomar uma cervejinha...

É isso. Abraços

Um comentário:

ReciFroid disse...

Lucineiii, o melhor do museu foi a cervejinha depois!!! kkkkkkkkkkkkkk to zoando, adorei tbm!!! beijao, Camilla