terça-feira, 22 de março de 2011

Adaptação do Fernandinho na escola

Olá,

Quem tem filhos, principalmente pequenos, fica muitíssimo preocupado com a adaptação deles na nova escola. Tem crianças que tira de letra, não entende nada da outra língua mas também não liga pra nada :). Bom, NÃO é o caso do Fernandinho rs

Aqui em île-des-Soeurs tem somente uma escola primária e é bem grandinha. Mas como está ficando lotada, eles já estão se movimentando para a construção de uma outra escola. A professora dele do maternal tem cara de meiga, fala meigo e doce...mas, aqui, as crianças mesmo que do maternal, são independentes, fazem tudo sozinhas (desde se virar pra fazer os trabalhinhos em sala como tirar e colocar, todo santo dia, o agasalho de inverno ( calça e jaqueta impermeáveis, touca, cachecol, luvas, botas...). E pensar que no Brasil, crianças de 5 anos recebem ainda muita ajuda no dia-a-dia.

No primeiro mês, o papai se estressou porque quase todo dia vinha um recadinho na agenda, mais ou menos assim: ..."Fernando precisa ser mais flexível para se adaptar de forma mais rápida"... *&*&##*#&#*# uma criança de 5 anos? Ser mais flexível? Tive que pedir muita paciência Divina pra não trocar o Fernandinho de escola :). Tenho que admitir que ele é muito resistente em falar o francês, mas está melhorando.

Mas, graças a Deus, no segundo mês ele já estava falando umas palavras soltas. Hoje ele já entende praticamente tudo e já está começando a soltar umas frases inteiras em francês. Obrigada meu Deus:)

Tirando todos os perrengues, a escola tem fama de ser a melhor escola primária pública de Montréal. A lista de material escolar pra comprar ficou em torno de 165,00 dólares, incluindo a mochila. É uma lista bem pequena, se comparando com as listas que eu via das escolas no Brasil. Já deu pra perceber que a escola é muito boa mesmo. Todo mês eles mandam uma folha com as atividade que vão ser trabalhadas em sala e com as atividades pra família ajudar em casa. Esse mês, por exemplo, é sobre as estações o ano e sobre os alimentos. Nem com reza brava eu consegui fazer o Fernandinho comer brócoli e couve-flor, mas agora ele está experimentando quase tudo.

Mais uma fase sendo superada.

Beijinhos e boa noite.

Nenhum comentário: