quarta-feira, 23 de março de 2011

Francisação

Bonjour :)

Esse post está muuuuito atrasado, mas acho que vale a pena falar um pouco sobre a francisação. Para quem não sabe, a francisação é um curso que o governo do Québec oferece para os imigrantes para que eles possam aperfeiçoar o francês, aprender um pouco da história e da cultura québéquense. Colocarei aqui minhas opiniões pessoais juntamente com informações que espero poder ajudar a tirar dúvidas de quem tiver interessado no assunto. Vale lembrar também que algumas coisas podem mudar de um Cégep para outro, de uma cidade para outra, etc e, derepente, minhas informações podem também ser diferentes daquelas vistas por alguém que já fez a francisação.
Vamos ao que interessa :)
A francisação:
  • Primeiramente, tem que fazer a inscrição no MICC (preencher os formulários, devolver pra eles ou você mesmo pode enviar pelo correio) . Esses formulários você recebe no primeiro rendez-vous com o MIIC, após sua entrada no país. Após, você recebe na sua casa uma carta do MIIC com a data do seu teste de nivelamento. A inscrição pode ser feita também via internet, neste site aqui .
  • Tem 3 níveis principais (nível 1A, 1B, 2 e 3). O nível logo após é o francês escrito (nível 1 e 2), sendo que pode ser feito em tempo pleno (8hs diárias com bolsa-auxílio do governo e tempo parcial, sem ajuda financeira) e por último, francês oral à tempo parcial e sem ajuda financeira. Francês escrito e o francês oral é uma opção, faz quem quer. Vale lembrar que o aluno tem direito a 30h de faltas.
  • Os primeiros três níveis tem a duração de mais ou menos 3 meses. O nível escrito e o oral duram em torno de 2 meses e meio.
  • Pode ser em templo pleno ou em tempo parcial. Tempo pleno quer dizer 8 horas/dia com ajuda financeira do governo, acho que dá 470,00 $ por mês. Tempo parcial são 3 horas, 3 vezes por semana, sem auxílio financeiro.
  • Você recebe em casa o cheque do governo, pode sacar ou depositar.
  • Geralmente, as aulas começam às 09h ou 09:30h e vai até 15:45 ou 16:30h, tendo 1h para almoço. Esse horário varia de acordo com cada instituição.
  • Existem exames, é claro :). Os Cégeps aplicam os seguintes testes no final do curso: expressão e compreensão escrita e oral ( gramática, escuta, fala e redação, trocando em miúdos). :) A UQÀM (Universidade do Québeq em Montréal) aplica três exames durante a evolução do curso (avaliações para a própria universidade) e mais os exames finais para o MICC no final do curso.
  • As aulas, geralmente, tem uma carga horária por dia exclusiva pra gramática, o restante fica para aulas com monitores, algumas visitas às fazendas para colher maçãs, visitas a museus, etc. Também ensinam a elaborar um currículo vitae no modelo québéquense e a procurar empregos. A UQÀM tem aulas de laboratórios de informática muito boas pra ensinar a elaborar um CV (os laboratórios são muito bons).
Impressões pessoais (minhas e do marido): o Fernando fez o teste de nivelamento e foi direto para o nível 3, no Cégep du Vieux Montréal. Ele acha que o que eles davam de matéria em 8 horas poderia ser dado em 3 horas. Achou meio devagar. Mas gostou e aprendeu bastante, melhorou bem o francês. Eu também fui direto para o nível 3, só que fui encaminhada pra fazer na UQÀM. Gostei muito, aprendi mais ainda. A Universidade de Montréal é forte no ensino, os laboratórios de informática são muito bons e as aulas foram bem puxadas. Pelo que conversei com o Fernando e com mais umas cinco pessoas que fizeram no Cégep me parece que a UQÀM ganha dos Cégeps em metodologia e as aulas são mais "puxadas". Outras pessoas que conheço e que também fizeram a francisação na UQÀM, conhecem outras pessoas que fizeram no Cégep e tem a mesma opinião que eu. Impressões, né pessoal? Que todos curtam e aprendam bastante a língua francesa. :)

Boa noite. Abraços.

Nenhum comentário: