quinta-feira, 31 de março de 2011

Ida a Ville de Québec

Bom dia,

Como disse no post sobre francisação, de vez em quando saímos para conhecer algum museu, alguma cidade, etc. Nossa turma foi conhecer Ville de Québec (tem um link na página principal para Ville de Québec), capital da região do Québec (região e cidade tem o mesmo nome).
Fomos acho que dia 15 de dezembro de 2010, de ônibus fretado pela UQÀM (Universidade do Québeq em Montréal), instituição onde fiz minha francisação. A distância entre Montréal e Québec é de 235 km e a viagem durou 2h e 45min. A temperatura estava em torno de -8C. Saímos 8hs da manhã e chegamos 10:45h. A ida foi tranquila, não estava nevando, mas assim que descemos do ônibus percebemos que estava caindo uma neve bem ralinha. Os québéquenses sabem muito bem como limpar as ruas, são muito competentes, possuem máquinas apropriadas pra esse trabalho.

Ville de Québec tem em torno de 500 mil habitantes e juntando a vizinhança, em torno de 680 mil hab. Fica às margens do rio Saint-Laurent. A palavra québec significa "estreito" e é bem ali que o rio se estreita, aos pés da cidade. Existe a Vella Québec (que é uma cidade fortificada) e a Nova Québec. A Velha Québec é a cidade da fundação, às margens do rio, com casas antigas e ruas estreitas, cheias de loginhas e cafés. A arquitetura é bem conservada. Mais afastada das margens do rio fica a grande cidade mesmo, com ruas amplas, prédios modernos, bem limpa e organizada.
Pra quem quiser ir até lá, as opções são além do ônibus, trem e avião ou alugar um carro.

Quem vai no verão pode aproveitar os shows, festivais de todos os tipos (circo, música, etc). No inverno, pode esquiar, patinar, visitar o hotel de gelo, etc. Em qualquer época, pode visitar os museus, o Chateau Frontenac (hotel), o Parlamento, o Mont Tremblant, que acho que posso dizer que é uma cidade estação de esqui, mas que no verão oferece também uma vista maravilhosa.

Em qualquer estação vale a pena. Eu adorei, achei a cidade linda (Velha Québec é um charme só).

As primeiras seis fotos são pessoais :)





Parlamento



Uma das salas internas do parlamento





Chateau Frontenac





Urso empalhado na janela de uma loja





Turma da francisação












Chateau Frontenac com vista parcial da Velha Québec

Nenhum comentário: