quinta-feira, 31 de março de 2011

Ida a Granby e a Sherbrooke

Olá a todos :)

Dia 09 de março fui conhecer Sherbrooke e Granby à convite da Vanessa (e junto com o marido dela que foi dirigindo :)). A Vanessa é uma amiga brasileira (enfermeira). O motivo da nossa viagem a essas cidades foi conhecer o Cégep, que é uma instituição de ensino onde oferece, dentre vários cursos, a integração para enfermeiras formadas fora do Canadá e, principalmente, porque a Vanessa tinha uma entrevista no hospital de Sherbrooke para pleitear uma vaga nessa tal "integração".

Então, vou deixar para fazer um outro post sobre essa "integração", senão vou acabar misturando as informações :)

Tinha nevado muito um dia antes, inclusive Sherbrooke tinha fechado vários órgãos, como escolas, creches, etc. Mas como a entrevista da Vanessa estava marcada para as 15:45h e a previsão do tempo dizia que que não ia nevar, lá fomos nós.
De Montréal a Granby são em torno de 82 Km e a duração da viagem é de mais ou menos 1h. De Granby a Sherbrooke a distância é em torno de 76 Km e a duração mais ou menos 1h. também. A duração da viagem depende de como está o tempo e apesar de ter nevado muuuuito, as estradas estavam limpas.

Para saber se as rodovias estão em boas condições para o tráfego, aqui você pode visitar o site da meteo media, que mostra todas as previsões do tempo possíveis, mostra o estado das rodovias naquele momento: se a visibilidade está boa, se a estrada tem neve, até onde foi limpa, se tem gelo, se está bloqueada, se está crítica, etc. As informações são exatas e confiáveis.

Bom, vamos às impressões: gostamos muito de Granby, que apesar de ser uma cidade pequena é bem acolhedora. Tem em torno de 47 mil habitantes. Não deu tempo de visitarmos o Zoo Granby, que é o mais importante zoológico do Québec, acho que o maior também. Clique aqui para fazer uma visitinha ao Zoo Granby. Com certeza irei lá com as crianças no verão (e o marido também :)).

Não posso dizer a mesma coisa de Sherbrooke, pois nem eu, nem a Vanessa, nem o Paulo gostamos. A cidade até que é bem grandinha, com cerca de 76 mil habitantes. Mas achei as ruas um pouco estreitas demais, muvucadas demais, com trânsito meio lento no centro da cidade. Uma cidade com 70 mil hab. com trânsito lento? Imagina quando chegar nos 100 mil hab. Vai ser um caos!!! Além disso tem muitas ladeiras e eu a achei meio desorganizada mesmo. Mas isso é "impressão pessoal". O lado bom é que é uma cidade universitária e com isso, tem mais ofertas para graduação, mestrado, doutorado, especializações em geral e pesquisas. Tem que avaliar o que você quer no momento. Mas a cidade tem lá seus atrativos e tem gente que gosta muito de lá :).











Eu e a Vanessa em Sherbrooke











Abraços

4 comentários:

Se está curioso entre disse...

Gente, fico a cada dia mais triste quando vejo a dificuldade de estabelecer moradia aí.
Termino enfermagem em 2014 e em 2015 quero imigrar para o canada, mas como não sou rico, não sei se terei deineiro para ficar por seis meses só estudando ou maissó para validar o diploma. Gostaria de saber se alguma dessas cidade tem alguma ajuda de custo oyu alimentação para quem faz o curso de intregação? Obrigado

Lucinei disse...

Olá, t bem?

Então, realmente a palavra tempo e paciência é chave por aqui :)

Dar entrada no processo na ordem das enfas e validar o diploma junto ao MICC é o começo. Depois, vem o curso de integraçao. E, no meio disso tem o tempo de espera entre um e outro.

Se você adiantar o seu processo junto à ordem das enfermeiras ainda estando aí no Brasil ajuda muito. Quando vc chega aqui ainda pode esperar alguns meses para começar o curso de integração no Cégep. Se não me engano, o curso tem entrada duas vezes por ano.

Por exemplo, se vc chega em março, tem que se inscrever para fazer a prova de seleção (no Cégep), aguardar até fazê-la e, geralmente, o curso começa em setembro. Se tudo der certo, termina final de abril. Já deu um ano. O problema é que não tem como vc adiantar o lado do Cégep não estando aqui, porque tem prova entrevista e oral. Tudo isso se você chegar com um francês ou inglês fluente para acompanhar as aulas e não ter que estudar francês (o ritmo da integração é beeem mais acelerado q das faculs do Brasil, simplesmente pq eles tem muita matéria para dar em pouco tempo.)

Paciência...

Ajuda de custo vc (e qualquer pessoa que chega) pode pedir para o emploi Québéc, acho q vc deve receber entre 500 e 700 dólares. Dá para pagar o aluguel de um apto de 1 quarto. Depende da renda que vc recebeu no ano anterior.

Alimentação, tem um monte de instituições sem fins lucrativos que vc se cadastra e pega alimentos tipo 2xmês, p exemplo. Olha, tem que ir se ajustando, rsrs. Mas, é bom trazer um dinheirinho sobrando :)

Boa sorte

Se está curioso entre disse...

Lucinei....
Gostaria de saber também qual a especialização que está em alta por aí, pois pretendo começar uma no próximo ano e quero que sirva para Quebec,
Obrigado

Lucinei disse...

Olá :)

Olha só, é triste dizer, mas as especializações feitas aí no Brasil quase sempre não são reconhecidas por aqui. Eu tinha especialização em cardiologia, não foi reconhecida. Minha graduação em enfermagem foi. Agora, estou fazendo um mestrado, depois de todo esse tempo, estudo de francês, curso de integração, etc

O forte aqui é geriatria...mas, tenho quase certeza que não será reconhecido pelo MICC.

Se quiser, pode mandar um e-mail para a OIIQ e perguntar claramente sobre isso.