sábado, 2 de abril de 2011

Ida a Gatineau

Olá,

Mais uma viagem de reconhecimento rsrs

Desta vez a Gatineau. Na busca incansável a um estágio, fui a Gatineau dia 29 de março fazer uma entrevista no hospital de lá. Decidi ir de trem para conhecer mesmo (fui e voltei no mesmo dia), pois nunca tinha viajado de trem. O bilhete é em torno de 25,00$ mais caro que a passagem de ônibus.

Pra falar a verdade, a Ottawa Train Station, como o nome diz, fica em Ottawa. Você tem a opção de ir para Gatineau de táxi ou de transporte público. Pra quem não sabe, Gatineau é uma cidade da província de Québec e Ottawa é uma cidade da província de Ontário e a capital federal do Canadá. As duas cidades são separadas apenas pelo rio Ottawa. O bom de morar em uma das duas cidades é que se pode aproveitar o que há de bom nas duas províncias.

Sobre o trem, até que é bem interessante, seguro, tranquilo. Gostei muito. Faz poucas paradas, e rápidas. Não chacoalha quase nada :), tem internet wifi e tem pontos de energia em cada fileira de poltrona, caso seu PC ou seu celular descarregue. Ha, e pega celular também. Acho que deve pegar celular em quase todos os trajetos. E é bem limpinho :), tem banheiro (e não estava emitindo certos odores rsrs). Serviço de café? Existe sim, mas é pago, baratinho, mas é pago. Tanto na ida quanto na volta acho que tinha somente uns 30% de ocupação.
Aqui, você pode entrar na Via Rail Canadá e ter uma idéia da distância e do valor entre uma cidade e outra. De Montréal a Ottawa o tempo de viagem de trem é de mais ou menos 2h, vai depender de quantas paradas ele vai fazer (em geral são 2 ou 3 paradas) e a distância é em torno de 190 kilômetros.

Lado ruim? Ver a periferia de toda cidade que o trem passar. O bom do ônibus é que você realmente entra na cidade, dá para "conhecer" um pouquinho das cidades por onde ele passa. Na próxima viagem quero ir de ônibus.

Uns amigos do meu marido fizeram uma viagem de trem, acho que de Toronto a Montréal, e não gostaram. Muuuita muvuca, muuuita gente...Mas acho que eles não tiveram sorte mesmo, pois estava no verão, época de muuuuito turista do próprio Canadá e mais ainda do exterior.

Apesar de não ter tido tempo de fazer um tour turístico, posso dizer que gostei muuuuito de Ottawa e de Gatineau. O taxista, um senhor libanês que só falava inglês foi o meu fotógrafo rsrs. Muito simpático ele.

Sobre a entrevista: foi bem tranquila, demorou em torno de 1h20min e após preenchi 7 formulários. Espero que dê certo.




Ottawa-Parlamento



Rio Ottawa. Gatineau dum lado, Ottawa do outro.




Ottawa


Gatineau




Eu e o trem





Museu de belas artes-Ottawa






Imagem ao fundo-Parlamento/Ottawa





















Abraços

3 comentários:

Eliza disse...

Oi Lucinei !
meu nome é Maria Eliza,sou de Salvador, tb sou enfermeira e estou no meio do processo de imigração, ja recebemos um email avisando que vamos receber o CSQ em casa. Meu marido quer muito ir pra montreal, mas eu estou na duvida qt ao melhor lugar pra fazer a equivalencia. ja escrevi pra OIIQ desde o dia 29/03 e ainda nada :(, como foi a sua equivalencia? leio os posts na comu enfas no canada quase todo dia...rsrs, tou numa ansiedade danada. vc pode me enviar seu email ? o meu é melizaguiar@yahoo.com.br
Obrigada!
bjs e boa sorte ai em Montreal

Unknown disse...

Olá Lucinei, tudo bom?
Estou pesquisando sobre o processo de imigração para o Québec e gostaria de algumas informações de ordem prática.
Acredito que você poderia me ajudar e ficaria muito grato.
Se puder me escrever (csalatti@gmail.com)pra gente trocar uma idéia, pois tenho muitas dúvidas rsrs Muito obrigado!!!

Juliana Queiroz disse...

Até que enfim descobri este blog!!!!
Madame Lucinei Maria, como você não me manda este incrível link?! Parabéns pelo blog!
A chata da Juliana Queiroz