quinta-feira, 14 de abril de 2011

Primeira escola brasileira em Montréal - parte ll

Bom dia,

Me deu vontade de prolongar um pouquinho o assunto sobre a escola brasileira aqui, em Montréal.
Ainda espero novas informações, mas de início já dá pra dizer alguma coisa. Por exemplo: se for aulas em português com imersão em francês, eu particularmente, acho muito bom.
Pode acabar com o pânico da maioria das crianças que é chegar sem falar uma palavra em francês, ir pra classe d'accueil, não entender e nem ser entendido por ninguém.
Sem dizer na tranquilidade que vai reinar no coração das mães, porque no início, realmente é um estresse danado.
Sei que muitas crianças se adaptam super rápido e nem ligam pra esse fato.

Agora, falando muito sério. O fato de ter uma escola brasileira aqui ajuda as famílias brasileiras na manutenção da nossa "língua materna".

Por exemplo, uma criança que foi alfabetizada em francês, aqui (aqui no Québec), com o passar do tempo, quando estiver adulta, provavelmente vai falar o português com muito sotaque e não vão ter aprendido a base da língua portuguesa (terão problemas para escrever corretamente). O português falado será só em casa.

Se a criança for alfabetizada na escola brasileira aqui, em Montréal, em português com imersão em francês, vai crescer falando e escrevendo muito bem as duas línguas.

Não posso deixar de dizer que isso pode "trazer" mais imigrantes da língua portuguesa para Montréal. Acho que será um atrativo a mais. E esperteza do Québec, com certeza :)

Vai rolar uma enquete :) apesar de eu achar que já sei da resposta

Abraços

3 comentários:

Marcelo Pellicano disse...

Achei PARFAIT!!!!
Realmente, estarem imersos em duas culturas distintas será muito enriquecedor!!!
ADOREI!!!!!

Abs,
Pellicano.

Anônimo disse...

Jura?
Vc não sabe o tamanho da preocupação q essa notícia me tirou das costas. Eu, meu marido e filho (vai completar 3 anos em agosto/2011) pretendemos ir praí ano que vem. E eu estava até agora APAVORADA com esse "detalhinho".
Agora já vejo uma luz, ufa.
Onde fica a escola?

Obrigada!

Lucinei disse...

Heloisa, t bem? Olha, hoje em, 2012, não sei se a escola funciona, se é boa, etc. Não fiz esse tipo de pesquisa, poderia ter feito, mas, acabou passando.

Sinceramente, espero que esteja, rsrs