quarta-feira, 16 de março de 2011

Carteira de motorista québécoise

Olá,

Ainda no Brasil, fizemos a CHN Internacional que nada mais é que a tradução das nossas carteiras. É o chamado PID (Permissão Internacional para Dirigir), em torno de 171,40 R$. Aqui no Québec, ela tem validade de 6 meses à contar da data de entrada no Canadá. A sua carteira normal também vale por 6 meses (depende da região do Canadá pra onde você vai). Na minha opinião, vale a pena pensar um pouquiho se tira ou não, pois só gastamos e não utilizamos.

Vou colocar logo aí embaixo o site do Detran-DF e a tabela de preços (a facadinha) :)
www.detran.df.gov.br

Tabela de preços do Detran-DF- item 4.18: www.detran.df.gov.br.tabeladepreços

Tirar carteira de motorista (permis de conduire) aqui, no Québec, não é difícil, mas também não é fácil, tipo mamão com açúcar. Há quem ache super fácil, mas eu não achei. Peguei 2 aulas de prática, total de 4 hs de volante para pegar o "jeito" dos québécois dirigir. O Fernando tirou a dele em julho/2010 e eu fiz a prova teórica, mas falta a prática. Vou esperar a neve acabar. Geralmente, pra dirigir carro de passeio (véhicule de promenade), a carteira cobrada é a classe 5.

Avec ce permis, vous pouvez conduire:

* un véhicule de promenade (automobile ou fourgonnette) ou tout camion ou tracteur routier dont la masse nette est inférieure à 4 500 kg et comptant deux essieux (un tracteur routier est un véhicule automobile ne comportant aucun espace pour le chargement et qui est équipé en permanence d'une sellette d'attelage);
* une habitation motorisée;
* un véhicule-outil, c'est-à-dire un véhicule routier, autre qu'un véhicule monté sur un châssis de camion, fabriqué pour effectuer un travail et dont le poste de travail est intégré au poste de conduite du véhicule (pour les fins de cette définition, un châssis de camion est un cadre muni de l'ensemble des composantes mécaniques qui doivent se retrouver sur un véhicule routier fabriqué pour le transport de personnes, de biens ou d'un équipement);
* un véhicule de service, c'est-à-dire un véhicule agencé pour l'approvisionnement, la réparation ou le remorquage des véhicules routiers;
* un cyclomoteur;
* un tracteur de ferme;
* tout véhicule visé par cette classe auquel est attelé une remorque ou, dans le cas d'une habitation motorisée, un autre véhicule.

Em português: carros de passeio, furgões, tratores de fazenda (desde que não ultrapassem 4.500kg),motorhome (habitação motorizada), veículo montado sobre chassi de caminhão, carro-guincho.







Custos:
Exame teórico: 10,10 $ Exame prático: 25,25 $

O exame teórico consta de 3 etapas e tem a duração de 1 h. O exame prático dura 30 minutos. A SAAQ (Société de l'assurance automobile du Québec) aconselha a leitura de 2 livros para se preparar: Guide de la route e Conduire un véhicule de promenade.

No site da SAAQ,www.saaq.gouv.qc.ca eles tem um teste on-line que é para você avaliar seus conhecimentos.

Se reprovar em uma das etapas do teste, é só pagar mais 10,10 $ e marcar outra data, mas você só vai fazer a etapa que você reprovou. Melhor, né? :) O chato é que você tem que esperar 20 dias para fazer o novo teste, é uma exigência deles.

Todos tem que fazer a prova teórica. Para marcar a data do exame é só ligar na SAAQ e agendar um rendez-vous. Aqui, tem que marcar rendez-vous para tudo. rsrs

Acho que coloquei as principais dicas. Se lembrar de mais alguma, acrescento depois.

Boa noite. Bjs

Um comentário:

Rafael Grassetti disse...

Obrigado por todas as informações no blog!!

A carteira normal tem validade por 6 meses em Montreal ?



Rafael